Roberta dos Santos Badaró Braga

Master Coach e Gerente de Recursos Humanos

Certificado 3 Indicações

Sobre

Sou Roberta Braga. Trabalho com empresas e pessoas que querem potencializar seus negócios, carreira e vida para alcançar excelentes resultados profissionais e pessoais. Sou formada em Direito, pós graduada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em gestão de Negócios e pela Universidade Mackenzie em Gestão de Pessoas. Master Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Profissional de Recursos Humanos com mais de 28 anos de experiencia. Trabalhei em grandes multinacionais como IBM, DHL, Goodyear e PwC. Tenho formação em Analista Comportamental DISC. Especialista Desenvolvimento Humano, atuo também como Gerente de Recursos Humanos de um grupo concessionárias de automóveis das marcas VW e Honda

Quero poder utilizar toda minha experiência e ajudar você com seu objetivo de vida e carreira. Vamos fazer um processo desenvolvimento pessoal e profissional juntos? Estou a sua disposição.

Certificados

  • Personal Professional Coaching
  • Master Positive Coach
  • Coach in Applied Positive Psicology
  • Strengths Coach
  • MBA em Gestão de Negócios

Experiência

Experiência prévia de 300 horas

+ 158 horas de vôo no 4You

Atua desde 05/08/2019

Nichos de atuação

Autoconhecimento para jovens na escolha de carreira

Plano de carreira

Transição de carreira

Transcendência espiritual

Coaching para realização metas

Life Coaching

Business Coaching

Team Coaching

Positive Coaching

Executive Coaching

Comunicação, network e relacionamentos interpessoais

Coaching para empreendedores

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Roda da Vida

A Roda da Vida é uma ferramenta que permite uma visão sistêmica da sua vida, sendo possível visualizar áreas relevantes que necessitam de atenção. Esta visão também permite ao profissional identificar elementos importantes a serem trabalhados em sessões futuras.

Como funciona

1. Reflita sobre cada área da sua vida e dê uma nota de 1 a 10 o quanto você está satisfeito com ela.

2. Se desejar, informe apenas alguns dados para contato e envie a sua avaliação para o(a) profissional Roberta verificar e retornar o seu contato.

3. A sua avaliação será lida apenas por Roberta. Esta será uma informação confidencial.

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Publicações recentes

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Roberta dos Santos Badaró Braga

Master Coach e Gerente de Recursos Humanos

Soft Skills – Cinco habilidades comportamentais mais procuradas no mundo
corporativo.




É possível observar que muitos profissionais se
preocupam em se preparar com especializações, MBA, conhecimento técnico
apurado, mas não dão a devida importância as habilidades comportamentais. Essas
habilidades comportamentais e de personalidade são conhecidas como Soft Skills.
Tais habilidades são compostas por três pilares: aptidões mentais, emocionais e
sociais. Estão ligadas com a forma como nos comportamos e nos relacionamos. A
importância aqui é entender como esse comportamento e relacionamento afeta
diretamente nosso ambiente de trabalho e a nossa produtividade. As empresas, no
processo seletivo, as observam para identificar se o candidato entrevistado tem
as habilidades comportamentais necessárias para o cargo. Já o chamado Hard
Skills são as competências técnicas, aquelas que podem ser ensinadas e
treinadas em cursos de capacitação. Também é possível aprender com a prática ao
longo de nossa carreira profissional. Os Soft skills cada vez mais tem sido
critério de decisão pelas empresas na busca de profissionais para suas vagas. O
diferencial está exatamente no profissional que demostrar ter as competências
comportamentais necessárias para aquele cargo, inclusive alinhando-as a cultura
da empresa. Bons profissionais devem identificar quais são seus Soft skills. É
possível afirmar que cada área de atuação tem sua necessidade especifica, por
exemplo, uma pessoa tímida, mas com uma capacidade analítica excelente
possivelmente terá sucesso em uma área contábil. Entretanto, na área de vendas
não. Dica é identificar quais os soft skills para o cargo desejado.

 

Mas, o pulo do gato
está em desenvolver soft skills comuns a todos os profissionais. Existem
vários, entretanto, vamos analisar cinco relevantes e mais buscados no mercado:

 

Comunicação

Expressar-se de maneira clara, objetiva com
desenvoltura a ponto de fazer o outro entender exatamente o que foi dito, isso
é uma comunicação eficaz. Além disso, boa comunicação inclui: ouvir
atentamente, escrever bem, saber se portar em diversas situações, compreender o
que está sendo falado e ter facilidade de trabalhar em equipe.


Colaboração

Esse item está intimamente ligado ao item acima, a
comunicação. É preciso ser capaz de fazer parcerias com os colegas de trabalho.
Compartilhar informações e conhecimento, ter respeito e humildade, reconhecer
quando erra e estar disposto a pedir desculpas. Sempre ajudar o outro quando
necessário.

 

Equilíbrio Emocional

Estamos sujeitos a situações desagradáveis o tempo
todo, no mundo corporativo não é diferente. A forma como reagimos a esses
momentos será crucial. Ter equilíbrio emocional é fundamental para evitar
desgastes. A falta dele afeta seu rendimento no trabalho e possivelmente abale
sua imagem profissional.

 

Flexibilidade/Adaptabilidade

O mundo está volátil, incerto, complexo e ambíguo
(VUCA em inglês e VICA em português. Termo utilizado pelos americanos para
explicar o fenômeno de transformação que vivemos atualmente). O que funciona
bem hoje, amanhã já não funciona da mesma forma. Tudo muda rapidamente e nós
temos que nos adaptar, ser flexíveis as novas exigências. No mundo corporativo
não é diferente, novas situações surgem inesperadamente e temos que estar
preparados e atuar o mais rápido possível. Ser flexível é mandatório.

 

Resiliência

Segundo o dicionário Dicio, resiliência é:
Capacidade de quem se adapta às intempéries, às alterações ou aos infortúnios.
As pessoas com essa habilidade são capazes de encontrar inspiração, motivação e
forças internamente para seguir em frente e aprender com todo tipo de intempere
com determinação e foco. Habilidade que requer muita força de vontade para
desenvolve-la, mas é possível.

 

Portanto, soft skills são habilidades que podem
estar entre suas qualidades pessoais ou não. Elas podem ser aprendidas, desenvolvidas,
aprimoradas ou despertadas. Para isso, o autoconhecimento é o caminho. Se
conhecendo melhor, será possível descobrir quais habilidades são naturais,
quais devem ser despertadas e quais serão as desenvolvidas e aprimoradas para
alcançar seu objetivo.

 

Como ensinou Sócrates: Conhece a ti mesmo.

















































 

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